domingo, 30 de março de 2008

24 e 26 de Março

Técnicas para fazer um resumo

Fazer cópias e apagamentos selecionando os principais pontos para construir a idéia central do texto, depois fazer generalizações e pequenos acréscimos para amarrar o texto de forma sintetizada. No resumo evita-se o uso de adjetivos, locuções adjetivas e advérbios.

A “gramática” das dissertações

Numa dissertação é interessante demonstrar bom uso da gramática normativa. Se o usuário se expressa bem desta forma, pressupõe-se que já deve ter a gramática internalizada. Não se deve desprezar as variedades lingüísticas, mas utilizar grafia, pontuação e sintaxe corretamente e evitar expressões coloquiais, regionalismos, gírias e jargões são apropriados a certas situações formais que a sociedade exige.

*Professor, eu não havia feito os exercícios (capítulo 7) na data determinada, mas agora já estudei o assunto e os exercícios estão resolvidos.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Resumo - Variações lingüísticas

O conjunto das variações lingüísticas pode existir em qualquer língua. Observa-se também que a sociedade costuma tachar as variações como certas ou erradas. No entanto, diante da perspectiva de que o uso da língua deve se adaptar a diferentes situações, é importante o conhecimento não só da norma culta, mas das diversas variedades lingüísticas existentes. Elas podem ser divididas em dialetos, em função do produtor do texto, ou registros, em função do receptor, da mensagem ou da situação. Os dialetos podem variar nas dimensões territorial, social, etária, do sexo, da geração e da função. As variações de registro são classificadas como: grau de formalismo, dividido em cinco graus, tanto da língua oral quanto da escrita, na primeira, oratório, deliberativo, coloquial, causal e íntimo, na segunda, hiperformal, formal, semiformal, informal e pessoal; sintonia, estruturação dos textos com base em informações específicas sobre o ouvinte, divididas em quatro dimensões: o status, a tecnicidade, a cortesia e a norma. A norma culta que vigora em gramáticas acabou gerando preconceitos lingüísticos. É preciso, então, mudar essa postura ideológica pela idéia de uso adequado ou não adequado da língua.

Resumo: capítulo 5
Travaglia, Luiz Carlos
Gramática e Interação: Uma Proposta Para o Ensino de Gramática no 1º e 2º Graus