domingo, 4 de maio de 2008

Crônica

Se pararmos pra pensar, investir bem no futuro é perder um pouco do presente. Você abre mão das coisas que mais gosta de fazer agora para ter as coisas que julga que mais vai gostar daqui a algum tempo. O problema que nunca estamos satisfeitos, sempre queremos mais, mais e mais. Quer dizer que perdemos sempre o presente? Não. Mas esse não significa que vale a pena e não é uma perda tão grande, ora, é um investimento. O estudante diz que vale a pena perder alguns fins de semana pra passar no vestibular, a ginasta diz que vale a pena as horas de treinamento e as dores na coluna pra ganhar a medalha, o trabalhador diz que vale a pena passar um ano economizando o salário pra fazer uma viagem. Mas mesmo já conseguindo aquilo que tanto queriam, eles continuam planejando um futuro ainda melhor. É... até que perder a pelada ou um cineminha ás vezes pode ser compensador, se você estiver dedicando esse tempo por algo muito melhor, é claro.

28 e 30 de abril

Crônica

É um gênero literário que aborda temas universais de forma ensaística, ou seja, não necessita de comprovações ou estudos aprofundados sobre um assunto. A crônica faz reflexões e trata, muitas vezes, humoristicamente assuntos sérios ou da vida cotidiana. É comum o uso de linguagem coloquial, metáforas e muita criatividade.

Precisão Vocabular

Aprendemos a utilizar palavras de sentido mais geral ou mais específico adequadamente. É comum o uso de verbos vicários (por, ter, deixar, fazer, dar) na construção de orações por possuírem muitos significados que são identificados com o contexto. Porém, se substituídos por verbos com sentidos mais específicos, é possível obter mais precisão e objetividade. Conhecer a significação de algumas palavras e a substituição de expressões por uma única palavra também são ferramentas para obter a precisão vocabular.